Eu assisti: "Indomável Sonhadora"


"Indomável Sonhadora", do diretor Benh Zeitlin, é uma história de sobrevivência. A menina Hushpuppy (Quvenzhané Wallis) e seu pai, Wink (Dwight Henry), vivem no sul da Louisiana, num lugar próximo a uma represa, apelidado por seus poucos moradores como a 'Banheira'. É um ambiente devastado, periodicamente alagado, que eles insistem em ficar, apesar da insistência do governo em retirá-los de lá. 

A menina ressente-se da ausência da mãe e convive com o pai alcoólatra numa casa improvisada e precária. Ele está muito doente, mas não quer ajuda médica, e tenta esconder de todos que está morrendo. De atitudes duras e muitas vezes explosivas, o homem quer proteger a filha das dificuldades e lhe ensinar maneiras de sobreviver num mundo hostil sem ele.

A menina, que na época das filmagens tinha apenas 6 anos, surpreende em cena. Sua personagem é forte como a natureza e doce e fantasiosa ao contar sua história. Quvenzhané encara a câmera com desenvoltura. Não é a toa que ganhou 11 prêmios por sua atuação, e ainda teve o feito de ser a mais jovem atriz a ser indicada ao Oscar. Dwight Henry, que interpreta seu pai, é outra revelação. Ele é um padeiro de Nova Orleans, que decidiu se arriscar nas telas. E brilha!

Indomável sonhadora não é um filme fofo nem sentimentalista, apesar da atriz mirim. É um filme que emociona ao retratar a persistência, coragem e solidariedade existentes na comunidade sofrida da 'banheira'.    

Comentários