Eu assisti: "Argo"


Baseado em uma história real (a crise dos reféns no Irã de 1979-81), o longa é um thriller político inteligente, com excelente reconstituição de uma época espinhosa da política internacional. 

Argo é o nome do plano bolado pelo agente da CIA, Tony Mendez (Ben Affleck), para resgatar seis funcionários da embaixada dos EUA no Irã. Enquanto as forças revolucionárias do Irã invadiam a embaixada americana e faziam mais de 50 reféns, seis americanos conseguiram fugir sem serem notados, para a casa do embaixador do Canadá.

Para trazer os seis americanos para a casa, o oficial Mendez coloca em prática seu plano que a todo tempo parece prestes a dar errado, proporcionando momentos de puro suspense. Entretanto,  o plano é uma homenagem à inteligência,  uma história sobre enganar o inimigo ao invés de matá-lo. 

A atuação de Ben Affleck, tanto interpretando quanto dirigindo, é o grande destaque do filme. Não foi à toa que o Oscar 2013 consagrou "Argo" como o melhor filme de 2012. Vale muito a pena assistir.

Comentários