Casamentos reais

Por coincidência, quando aconteceu, na semana passada, o casamento do príncipe William com Catherine Middleton, eu tinha acabado de ler o livro "O Discurso do Rei", que conta as dificuldades enfrentadas pelo rei inglês George VI por causa de seus problemas de fala. George VI era pai da atual rainha da Inglaterra: Elizabeth II. E bisavô do príncipe recém-casado.

Uma passagem do livro, escrito por Mark Logue e Peter Conradi, me encantou. É a que narra a história de amor entre a rainha Elizabeth e seu marido, Philip. Um casal pra lá de fofo que, incluindo a época da paquera, estão junto há mais de 60 anos!

Olha eles aqui, no casamento do neto William:


Acompanhe o trecho do livro dedicado aos dois:

"Em 10 de julho de 1947, anunciou-se o casamento da Princesa Elizabeth com Philip, filho do Príncipe Andrew da Grécia e Dinamarca e da Princesa Alice de Battenber, inglesa de nascimento. O casal se conhecera em junho de 1939, quando Philip tinha 18 anos e a futura rainha, apenas 13. 

O que parecia ter começado como uma paixonite da Princesa Elizabeth logo se transformou em romance. Elizabeth e Philip corresponderam-se e chegaram a se encontrar algumas vezes.

O rei George VI tinha sentimentos ambíguos sobre o casal, sobretudo por considerar a filha jovem demais e por recear que ela tivesse se apaixonado pelo primeiro rapaz que encontrara. Philip era também considerado alguém longe do consorte ideal para uma futura monarca, principalmente devido ao sangue alemão. (Aqui vale lembrar que o mundo andava muito ressentido com Hitler e os alemães devido as tragédias que eles provocaram iniciando a 2ª Mundial).

Desejando que a filha encontrasse outra pessoa, a rainha e o rei organizaram uma série de bailes repletos de candidatos qualificados, para os quais Philip não era convidado. Ainda assim, Elizabeth continuou fiel ao seu príncipe.

Finalmente, em 1946, Philip pediu ao rei a mão de sua filha em casamento. George concordou - mas ainda guardava uma carta na manga: insistiu para que qualquer anúncio formal fosse adiado até depois do vigésimo primeiro aniversário de Elizabeth, em abril.

A Princesa Elizabeth e Philip Mountbatten ao anunciarem o noivado,
em 1947
Um mês antes, Philip renunciou a seus títulos grego e dinamarquês, bem como à lealdade à coroa da Grécia, converteu-se à Igreja da Inglaterra, tornando-se também um súdito britânico naturalizado. Adotou ainda o sobrenome Mountbatten, da família materna.

O casal contraiu matrimônio em 20 de novembro de 1947, na Abadia de Westminster. Na manhã do casamento, Philip foi feito Duque de Edimburgo, Conde de Merioneth e Barão de Greenwich no Condado de Londres; no dia anterior, o rei lhe concedera o título honorífico de Sua Alteza Real."


A Família Real Inglesa, em 1968

Bonita história de amor! E melhor: é real! Em todos os sentidos... rs


Comentários

  1. To passada com essa historia fofaaa depois falam que ela é fria e tal
    Que coisa linda.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Muito legal ter você por aqui!
Quer deixar um recadinho, comentário, sugestão?
Fique à vontade!
Bjs da Cris!